Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 189 - Centro - Itaberaba - BA

Horário de Funcionamento : 24 horas
  Tel : (75) 3251-7111

Todas as postagens na categoria: Sem categoria

WhatsApp Image 2016-08-16 at 14.20.33

Atenção população de Itaberaba e região!

 

O HC está realizando videocirurgias, a conhecida cirurgia a laser e cirurgia dos três furinhos. Quem realiza é o Cirurgião Geral o Dr. Paulo Sérgio Andrade, médico dos Hospitais Aliança, Santo Amaro e da Bahia, com sua equipe de anestesistas e auxiliares.
Agende sua consulta, e realize o que existe de mais moderno, com segurança e comodidade.

Hospital da Chapada, trazendo a tecnologia para perto de você.

Leia Mais
IMG-20160604-WA0009

Insuficiência Renal pelo Dr. Agnor

Nefrologista é o médico especializado nas doenças do sistema urinário e principalmente relacionadas ao rim. O Dr. Agnor Christy, novo integrante da equipe médica do Hospital da Chapada respondeu perguntas sobre Insuficiência Renal:

O que é?
“É a perda das funções dos rins. É afetada a principal função, que é filtração do sangue para eliminação das toxinas, resultando na formação da urina.”

Qual a Diferença entre aguda ou crônica?
“Aguda é a perda rápida das funções dos rins. Podendo desenvolver-se em horas ou dias. É uma situação comum para pacientes que já se encontram no Hospital, pessoas gravemente doentes e que necessita de cuidado intensivo. O paciente pode precisar de tratamento dialético até os órgãos funcionarem.
Já a Insuficiência renal crônica é a perda progressiva, lenta e irreversível das funções renais.”

O que leva uma pessoa a ter insuficiência renal?
“As causas são multifatoriais. Diabetes e hipertensão arterial constituem a principal causa da insuficiência renal crônica, além da inflamação das unidades funcionais dos rins, os néfrons. Já entre as principais causas da insuficiência renal aguda podemos relatar hemorragia, desidratação grave, câncer de próstata, bexiga, colo do útero.”

E o que fazer?
“O primeiro passo é agendar uma consulta com o Nefrologista para análise da causa e a indicação de tratamento.”

Leia Mais
IMG-20160524-WA0001

Entrevista Dr. Paulo Sergio

Dr. Paulo Sergio de Andrade, cirurgião geral e especialista em laparoscopia, intervenção conhecida como videocirurgia, a popular cirurgias dos 3 furinhos, começará a atender no Hospital da Chapada.

Através de uma entrevista cedida ao Programa Conexão Verdade na última quinta-feira, o cirurgião recebeu as boas-vindas de Itaberaba e Região. Com atuação em hospitais conceituados da Bahia, o Doutor Paulo Sergio agora compõe a equipe médica do Hospital da Chapada, que preocupado em trazer benefícios para a população, executará cirurgias que eram realizadas em Hospitais de Feira de Santana e Salvador.

Trechos da entrevista do Dr. Paulo Sergio.

– O que é a laparoscopia ou cirurgia a laser?
“Laparoscopia, ou melhor, é a cirurgia a laser, sem corte, a cirurgia dos três furinhos. É uma criação da ciência para minimizar traumas em atos cirúrgicos. É feita apenas com três ou quatro furinhos, sem necessidade de grandes cortes.”

– Quais a cirurgias que podem ser feitas por esta técnica? Quais as vantagens?
“Desde pedra na vesícula, miomas, hérnia, ovário, biopsia, cisto no ovário, endometriose, laqueadura, trompas e todos os órgãos dentro do abdômen e região bariátrica. A laparoscopia é menos dolorida, tem um tempo de recuperação menor e a cicatriz é mínima, as vezes o paciente nem percebe que foi operado.”

– Qualquer paciente pode fazer?
“A técnica foi inventada exatamente para criar a facilidade para todos os pacientes. Não existe restrições. “

– Qual período da recuperação?
“A depender da atividade que o indivíduo exerça, vai de 8 a 10 dias. Se for uma atividade puxada chegará a 15 dias.”

– Quanto da parte estética, o que pode ser falado?
“Um dos principais benefícios apresentados é o mínimo de incisão, ou seja o corte é muito pequeno. Esse é o grande beneficio. “

– Quais os dias de atendimento no Hospital da Chapada?
“O atendimento começa no dia 2 de junho, e partir disso será todas as quintas- feiras.”

Leia Mais
Imagem 261

Como tratar a Depressão?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Preocupado, o Hospital da Chapada agora conta com o atendimento do psiquiatra o Dr. Rafael Nunes. É imprescindível procurá-lo, já que é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar a doença.

Os gatilhos mais comuns da depressão são:

-Neurotransmissores alterados
-Fatores genéticos
-Desatenção com idosos
-Eventos estressantes
-Traumas
-Doenças crônicas
-Abuso de álcool e outras drogas
-Medicamentos e seus efeitos colaterais – destaque aos medicamentos para emagrecer.

Se não for tratada, a depressão se agrava, causando sintomas que nem sempre são relacionados à doença, por isso, é importantíssimo marcar uma visita ao Psiquiatra.

Leia Mais
site hc higrant

O Hospital da Chapada cumprindo com o seu compromisso de trazer o que existe de mais moderno em equipamentos médicos e exames diagnósticos, inaugurou recentemente o seu Centro Oftalmológico. Este centro conta com o que existe de mais moderno para o diagnóstico das patologias que acometem os olhos e está sob a coordenação do Dr. Higrant Monte que há pouco tempo participou do Congresso da Academia Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, nos Estados Unidos. O Dr. Higrant Monte realiza seus atendimentos toda a semana, agende já a sua consulta.

“O esforço é para fazer as pessoas enxergarem a beleza da vida em todos os seus detalhes ”.

Leia Mais
gastro

Sofre com problemas gástricos?

A azia, por exemplo, é o sintoma que mais freqüentemente indica complicações. Seu aparecimento, mesmo por causas eventuais como agressões alimentares ou alcoólicas, levanta suspeitas de inflamação do esôfago ou mau funcionamento da vesícula biliar.

O principal sinal de quem tem problemas do aparelho digestivo é a dor abdominal, que pode envolver um ou mais órgãos. Alguns indícios apontam a possibilidade de patologias como tumores e aneurismas no sistema digestivo:

– Sangramento nas fezes;
– Diarréia;
– Eliminação de muco (catarro amarelado);
– Dores na evacuação.

Uma forma de prevenir tanto os sintomas mais comuns como os mais graves é manter uma disciplina alimentar com orientação médica. Mas o ideal é procurar um gastroenterologista capaz de diagnosticar o problema. Agende sua consulta com o Dr. Helio Veiga.

Leia Mais
jadiel

O Hospital da Chapada agradece aos familiares e amigos do Sr. Jadiel Mascarenhas pelas palavras de agradecimento e gratidão pelos serviços prestados em nossa Unidade Hospitalar ao ex-prefeito, isso nos incentiva a prosseguir na nossa missão de salvar vidas, sempre priorizando a humanização no trato com as pessoas e não abrindo mão dos avanços tecnológicos. Não acreditamos em circunstâncias. As pessoas que vão em frente nessa vida são as que não acreditam em circunstâncias, se não as tem, tratam de providenciá-las. Torcemos pelo pleno restabelecimento do Sr. Jadiel e para que ele volte, o mais breve possível, para o aconchego do seu lar e dos seus familiares.

Leia Mais
Imagem 197

No último sábado, dia 16 de abril,  recebemos a visita das simpáticas alunas da turma de Nutrição do Centro de Formação Técnica Amasilia Barros.

Leia Mais
café saude hc

Café e a Saúde

Café é uma excelente maneira de começa o seu dia cheio de energia, sensação de rejuvenescimento e frescor fornecido por uma xícara de café não pode ser igualada por qualquer outra bebida. O forte aroma doce amargo e cor vibrante torna-o um favorito imediato. O consumo de café tem inúmeros benefícios para a saúde e, quando tomado em uma quantidade moderada – recomendado dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína ao dia – pode ajudar na obtenção de inúmeras benfeitorias.

Para Diabéticos: Café foi provado que podem fazer maravilhas para pacientes diabéticos. Auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2.

Na prevenção do câncer: O café tem propriedades anti-cancerígenas. Ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que as pessoa que bebe diariamente café reduziu os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também pode ser reduzida por sua ingestão. Então, como pode-se ver o Café tem enormes efeitos benéficos sobre o combate a esta doença mortal,

Reduzindo o risco de perda de memória: Café melhora a memória. O consumo colabora na prevenção da doença de Alzheimer em pessoas idosas. Ajudando a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. Melhorando o humor e aliviando o stress.

Proteção do fígado: O consumo ajuda na melhor eficiência do fígado. Isso diminui o risco de cirrose do fígado e insuficiência hepática. Ele também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular – que é uma forma de câncer de fígado.

E claro, destacando também a cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas.

E aí, já tomou seu café quentinho hoje?

Leia Mais