Warning: Creating default object from empty value in /home/hospitaldachapada/www/novo/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Alimentação do Bebê | Hospital da Chapada

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 189 - Centro - Itaberaba - BA

Horário de Funcionamento : 24 horas
  Tel : (75) 3251-7111

Alimentação do bebê

Alimentação do Bebê

O leite materno é o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de vida. A primeira papa salgada é introduzida em sua dieta a partir dessa idade, e o jantar, quinze dias após a introdução da papa. Recomenda-se também oferecer a gema de ovo (cozida) desde o início da nova alimentação; a clara de ovo e o peixe podem ser servidos a partir do nono mês. Nesse período, é possível variar o cardápio oferecendo ao bebê carne de frango ou fígado de vaca. Confira abaixo mais algumas sugestões de alimentos, indicados pelo serviço de Nutrição do Hospital da Chapada:

Refeição 6 a 7 meses 7 a 8 meses 8 a 10 meses 12 meses
Manhã Leite materno Leite materno Leite materno Leite materno ou leite de vaca
Pão ou biscoito
Intervalo Suco de fruta Suco de fruta Papa salgada Suco de Fruta
Almoço Leite materno Papa salgada Papa salgada Papa ou refeição
da família
Lanche Papa de fruta Leite materno Papa de Fruta Leite materno Papa de Fruta Leite materno Papa de Fruta Leite materno ou
leite de vaca Pão ou biscoito
Jantar Leite materno Leite Materno Papa Salgada Papa ou refeição
da família
Noite Leite Materno Leite materno Leite materno Leite materno
ou leite de vaca

 

 

SUCOS E PAPAS DE FRUTAS

O bebê pode comer todo tipo de fruta ou tomar qualquer suco, desde que aceite.

As frutas devem ser variadas, mas sempre oferecidas uma a uma, para que ele se acostume com os vários sabores.

PAPA SALGADA
Introduzir a papa salgada, a partir dos seis meses, preparada com legumes como batata, abobrinha e cenoura. Depois de três ou mais dias, acrescentar carne (pode-se usar qualquer tipo de carne, bovina, frango, peixe, após os 09 meses) .O ovo pode substituir a carne; usar somente a gema, a partir dos seis meses, e a clara após os 09 meses de idade.

A papa deve conter de três a quatro alimentos diferentes. A mistura de mais sabores confunde a criança. O melhor é tentar não repetir a papa durante a semana, para que o bebê conheça mais sabores.

Alimentos novos devem ser introduzidos gradativamente, para se identificar possíveis alergias. Por isso não se recomenda misturar duas frutas para a elaboração do suco, pois assim fica mais difícil saber qual delas causou o desconforto;

Utilizar pequenas quantidades de óleo, sal e cebola para temperar as papas salgadas.

Cereais (arroz e milho), farinhas, batata, mandioca e macarrão devem estar em maior quantidade para dar volume e calorias.

Para amassar a papa recomenda-se o uso do garfo, e não batê-los no liquidificador. A papa liquefeita ou peneirada não estimula mastigação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *