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Alimentação da gestante

Alimentação da Gestante

Todas as pessoas necessitam de uma alimentação variada e equilibrada para manter o bom estado nutricional e de saúde, mas no período de gestação isso é ainda mais importante. Caso você tenha dificuldade em seguir uma alimentação mais equilibrada ou deseje saber se está no caminho correto, procure a orientação profissional de um nutricionista.

Dicas para uma alimentação saudável

– A alimentação deve ser monitorada a partir do primeiro mês de gravidez, para garantir sua saúde e disposição e contribuir para a boa formação do bebê.

– Alimentar-se adequadamente também reduz o desconforto digestivo e a ocorrência de náuseas e vômitos, evitando a perda de peso.

– Prefira alimentos leves, com menor quantidade de gorduras e frituras. As preparações assadas, cozidas ou grelhadas são as mais indicadas.

– Diminua o intervalo entre as refeições; alimente-se pelo menos a cada três horas (em horários regulares). Tenha sempre à mão uma barrinha de cereais ou uma fruta, ou ainda biscoitos cream cracker.

– Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

Consuma bastante líquido ao longo do dia, mas não durante as refeições.

– Aumente o consumo de leite e derivados; ingira no mínimo três xícaras de leite por dia. A indicação do consumo de cálcio é de 1200mg por dia. Para você ter uma idéia dessa medida, uma porção de 100g de queijo branco contém 685mg de cálcio; já 200ml de leite equivalem a 228mg, e 200ml de iogurte têm 240mg dessa substância.

– Reduza o consumo de sal (na preparação dos alimentos, em enlatados, salame, azeitona, queijo parmesão). Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo, provocando inchaço e pressão alta.

– Consuma folhas cruas na forma de saladas temperadas com limão, que é fonte de vitamina C.

– Consuma, pelo menos uma vez ao dia, grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas (de preferência no almoço).

– Aumente a ingestão de fibras (cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas, frutas secas, cereais integrais).

– Não deite ou sente logo após as refeições.

– A pirâmide abaixo é indicada para todos os tipos de pessoas; durante a gestação, recomenda-se o aumento do consumo de cálcio.

Pirâmide dos Alimentos:

Dicas para um cardápio básico

Café da manhã(7h) Laticínios: leite ou iogurte ou queijo minas
Pão integral ou francês
Margarina ou geléia
Frutas ou sucos de frutas
Lanche matinal(10h) Vitaminas de frutas + barra de cereais ou frutas + biscoito salgado (3 a 4 unidades) +margarina
Almoço 12h30 Verduras e legumes crus ou cozidos
Arroz integral ou branco ou massas
Carne / peixe ou frango
Sobremesa – fruta ou doce
Lanche vespertino 15h30 Leite semidesnatado + café + bolachas ou torrada (3 a 4 unidades)
Jantar 19h30 Verduras e legumes crus ou cozidos
Arroz integral ou branco ou massas
Carne / peixe ou frango
Sobremesa – fruta ou doce
Ceia 21h ou 22hs Mingau de aveia + fruta ou iogurte + fruta

 

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