Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 189 - Centro - Itaberaba - BA

Horário de Funcionamento : 24 horas
  Tel : (75) 3251-7111

Como Amamentar

Orientações Gerais

Para começar, escolha um local bem tranqüilo, procure estar só ou com companhias muito íntimas. Desligue a TV, não atenda o telefone, dê a você mesma o direito de usufruir este momento com o seu bebê. Se possível, coloque uma música. Se estiver muita tensa, respire por alguns minutos lenta e profundamente. De preferência, sente-se em uma cadeira ou poltrona com braços de apoio. Não esqueça de lavar as mãos. As mamas devem ser lavadas somente durante o banho e é recomendável, antes e depois da amamentação, passar o próprio leite nos mamilos.

O bebê deverá abocanhar o bico e a maior parte da aréola. Para facilitar, você pode estimular o reflexo de mamada roçando o bico nos cantos da boca ou no lábio inferior do bebê. Depois de abocanhar o seio, os lábios do bebê devem estar virados para fora. A duração da mamada é variável de um bebê para outro. Se não houver desconforto, deixe o bebê estabelecer esse ritmo. Com o tempo, você saberá quando o seu bebê está satisfeito.

Posições mais comuns para segurar o bebê

Tradicional – segure o bumbum do bebê de modo que a cabeça dele fique na dobra do seu cotovelo e a barriga esteja voltada para a sua. Assim ele engolirá menos ar e mamará melhor.

Invertida – esta posição auxilia a esvaziar a mama, porque altera o ponto de atrito e deixa o bebê mais acordado. Segure a nuca do bebê com a mão, apoiando o corpo dele embaixo do seu braço. Nesta posição, a barriga do bebê fica encostada na sua costela, na diagonal.

Como saber se a mamada está sendo adequada?

• A boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios virados para fora
• O rosto dele deve estar próximo da mama e o queixo, encostado nela
• A maior parte da aréola deve estar na boca do bebê
• Você não deve ouvir barulho de beijo ou estalo de língua
• Você pode ouvir o bebê engolindo o leite
• Você não deve sentir dor durante a mamada
• Você vê o movimento do queixo do bebê, para frente e para trás
• Ao retirar o bebê do peito, o mamilo deve ter a mesma aparência que no início da mamada, só um pouco mais longo

Quando dar o peito e por quanto tempo?

• O peito pode ser dado desde o nascimento
• Sempre que o bebê quiser
• A duração da mamada varia de um bebê para outro. Lembre-se: mais importante que a duração, é a qualidade da mamada
• Ao amamentar, ofereça os dois peitos, começando pelo último dado na mamada anterior
• Em geral, os bebês são sonolentos na maternidade. Já em casa, costumam acordar mais, em intervalos que variam de 1h30 a 4h, contados sempre a partir do início da mamada.

Como retirar o bebê do peito?

Ao perceber que o bebê está “chupetando” (realizando uma sucção ineficiente) ou que já é hora de trocar de peito, coloque a ponta do dedo mínimo no canto da boca do bebê para desfazer a pressão e soltar o peito sem machucar. Depois de terminar a amamentação é recomendável fazer o bebê arrotar. Para isso, coloque-o em pé com a cabeça apoiada no colo ou no ombro por aproximadamente dez minutos. Mesmo que o bebê arrote, é mais seguro deitá-lo de lado no berço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *