Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 189 - Centro - Itaberaba - BA

Horário de Funcionamento : 24 horas
  Tel : (75) 3251-7111

IMG-20160604-WA0009

Insuficiência Renal pelo Dr. Agnor

Nefrologista é o médico especializado nas doenças do sistema urinário e principalmente relacionadas ao rim. O Dr. Agnor Christy, novo integrante da equipe médica do Hospital da Chapada respondeu perguntas sobre Insuficiência Renal:

O que é?
“É a perda das funções dos rins. É afetada a principal função, que é filtração do sangue para eliminação das toxinas, resultando na formação da urina.”

Qual a Diferença entre aguda ou crônica?
“Aguda é a perda rápida das funções dos rins. Podendo desenvolver-se em horas ou dias. É uma situação comum para pacientes que já se encontram no Hospital, pessoas gravemente doentes e que necessita de cuidado intensivo. O paciente pode precisar de tratamento dialético até os órgãos funcionarem.
Já a Insuficiência renal crônica é a perda progressiva, lenta e irreversível das funções renais.”

O que leva uma pessoa a ter insuficiência renal?
“As causas são multifatoriais. Diabetes e hipertensão arterial constituem a principal causa da insuficiência renal crônica, além da inflamação das unidades funcionais dos rins, os néfrons. Já entre as principais causas da insuficiência renal aguda podemos relatar hemorragia, desidratação grave, câncer de próstata, bexiga, colo do útero.”

E o que fazer?
“O primeiro passo é agendar uma consulta com o Nefrologista para análise da causa e a indicação de tratamento.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *